PT | EN

ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO MATERIAL E ESTRUTURAL

A caracterização estrutural passa pela identificação e caracterização dos diversos elementos estruturais que constituem a estrutura. São analisados os elementos do projecto existentes e confrontados com a estrutura executada, em termos dimensionais e da sua constituição. Em estruturas de betão podem ser conduzidos ensaios de identificação das armaduras, que incluam a sua localização, recobrimento, diâmetro e espaçamento, ensaios de caracterização das propriedades dos materiais e ensaios de caracterização da durabilidade. Em estruturas de aço, além das características dimensionais dos seus elementos, podem ser conduzidos ensaios de caracterização das respectivas ligações.

A determinação das propriedades do aço implicará, em geral, a extracção de amostras de reduzida dimensão, em locais seleccionados da estrutura, que posteriormente são preparadas e ensaiadas. Podem ser determinadas as propriedades mecânicas em ensaios de resistência à tracção, com o traçado completo da curva que relaciona tensões com as deformações, em ensaios de dobragem e ensaios de fadiga e ainda a determinação da sua composição química.

Para a determinação das propriedades mecânicas do betão podem ser extraídas amostras, em geral carotes cilíndricas, de dimensões ajustadas ao tipo de betão, que são posteriormente ensaiadas em laboratório, podendo ser avaliada a sua resistência à compressão e à tracção e determinado o seu módulo de elasticidade. Porque a extracção de amostras de uma estrutura é muito intrusiva, desenvolveram-se um conjunto de ensaios, designados não-destrutivos, que complementando os anteriores fornecem informação acerca do estado global do betão. Existe uma grande diversidade de ensaios que podem ser conduzidos satisfazendo estes requisitos, dos quais, pela sua importância e eficiência, se destaca a utilização do esclerómetro de Schmidt e o ensaio de aderência. A medição da velocidade de propagação de impulsos ultrasónicos pode também ser utilizada para fornecer indicações sobre a resistência do betão.
 



©2009 NewMENSUS, Lda.