PT | EN

INSPECÇÃO DE ESTRUTURAS

A condução de campanhas de inspecção em estruturas existentes tem sido uma área à qual a NewMENSUS tem dedicado uma especial atenção, ciente da sua importância na manutenção em serviço, em condições de segurança, do património edificado. As campanhas de inspecção contêm uma componente de inspecção visual e podem ser complementadas com um conjunto de ensaios de caracterização das propriedades dos materiais e da sua durabilidade.

As campanhas de inspecção visual desenvolvem-se, não só sobre os elementos da superestrutura, mas também de todos os órgãos de cujo funcionamento dependa a durabilidade da estrutura, como por exemplo os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação, o sistema de drenagem de águas pluviais, revestimentos e impermeabilizações. Neste âmbito, têm sido desenvolvidas metodologias para a condução das campanhas de inspecção, com vista à sua sistematização e normalização na elaboração dos respectivos relatórios.

A inspecção completa de uma obra pode incluir ainda a definição das propriedades de resistência e de deformabilidade dos materiais e caracterização das suas condições de durabilidade. Inserido em campanhas de inspecção mais completas, em que se pretenda a detecção e a avaliação de danos e de singularidades no seio do betão, como a ocorrência de vazios e de fendilhação, é ainda de referir a termografia infravermelha. Este método tem sido utilizado com sucesso na detecção de danos em lajes de grandes dimensões.

 



©2009 NewMENSUS, Lda.