PT | EN

SISTEMAS DE MONITORIZAÇÃO DE ESTRUTURAS

Os desafios colocados hoje aos projectistas, aos construtores e às entidades responsáveis pela exploração das estruturas de engenharia civil, e em particular as de maior dimensão (pontes, viadutos, túneis), associados aos recentes desenvolvimentos tecnológicos, impõem uma nova abordagem aos sistemas de gestão de obras de arte, com recurso a sistemas de monitorização de estruturas.

Tais sistemas assentam hoje na instalação de sensores de base eléctrica ou óptica, ligados a equipamentos automáticos de aquisição e de transmissão de sinal, com elevado grau de fiabilidade, que associados a sistemas de gestão de dados são capazes de relatar em permanência à entidade responsável, informação relacionada com o estado de conservação e a segurança da estrutura.
Por outro lado, quando instalados durante o processo construtivo, estes sistemas permitem o apoio e o controlo da execução, fundamentando decisões que de outro modo dificilmente poderiam ser conscientemente tomadas.

Seja durante a construção, seja durante a fase de exploração, a implementação de sistemas de monitorização permitem uma gestão adequada dos recursos, traduzindo-se na economia das soluções e na garantia da durabilidade e da segurança estrutural. É neste sentido que se pode afirmar que os sistemas de monitorização asseguram ou aumentam o período de exploração das estruturas com qualidade e eficiência económica

A NewMENSUS é uma empresa pioneira em Portugal na concepção, instalação e manutenção em funcionamento de sistemas de monitorização estrutural. Tem nos seus quadros uma equipa de pessoal técnico motivado e com elevadas competências profissionais, recorre aos equipamentos tecnologicamente mais avançados e a soluções inovadoras de integração e de gestão de dados.



©2009 NewMENSUS, Lda.